tag:blogger.com,1999:blog-16901040.post595329028703991461..comments2023-05-23T07:54:28.423-03:00Comments on De Olho na Capital: POR QUE NÃO O TRANSPORTE AQUÁTICO?Cesar Valentehttp://www.blogger.com/profile/17908640171335629631noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-16901040.post-24574419471244240732008-05-08T12:14:00.000-03:002008-05-08T12:14:00.000-03:00Para recordar, pesquisar onde foram parar os "over...Para recordar, pesquisar onde foram parar os "overcraft" e descobrir qual foi o resultado do estudo, está no jornal A Notícia do dia 27/01/2005:<BR/>BARCOS NA BABITONGA<BR/>Técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina foram contratados pelo Deter para fazer um estudo de viabilidade técnica do Sistema Aquaviário da Baia da Babitonga. <BR/>A intenção do projeto é estudar a possibilidade da instalação do meio de transporte com embarcações hovercraft, que serão adquiridas pelo governo do Estado, por intermédio do Deter.<BR/>Conforme já foi anunciado pelo governador Luiz Henrique, o sistema vai permitir o transporte de passageiros, numa linha que sairá da Enseada, em São Francisco do Sul, com parada no Centro Histórico da cidade, e chegada no bairro Espinheiros, em Joinville. <BR/>A intenção é desafogar o tráfego pela BR-280. <BR/>Mais tarde será aberta uma concorrência pública para que empresas se habilitem a explorar esse nicho econômico. <BR/>Estudo de viabilidade deve ficar concluído até março deste ano.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-16901040.post-25118039703507229652008-05-08T12:07:00.000-03:002008-05-08T12:07:00.000-03:00Esse Biermann não é aquele que pediu para a Camara...Esse Biermann não é aquele que pediu para a Camara de Vereadores alterar pontualmente um zoneamento para que ele pudesse projetar um monstrengo de 14 andares em Coqueiros na década de 90? É ele sim! E agora vem queixar? É aquela velha história: faz o que eu digo não faz o que eu faço.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-16901040.post-78957837814277313892008-05-08T02:16:00.000-03:002008-05-08T02:16:00.000-03:00O Arquiteto Biermann está repleto de razão na prim...O Arquiteto Biermann está repleto de razão na primeira parte de sua manifestação, quando fala na necessidade de planejar melhor uma obra do porte de um metrô de superfície. Não é um brinquedinho qualquer, que se não der certo a gente desmancha. <BR/>Que o metrô de superfície seria uma bela obra para a Capital, não há dúvida, só que envolve uma série de estudos técnicos e econômicos que não se faz de um dia para o outro.<BR/>Dentre as inúmeras dúvidas, selecionei três para começar:<BR/>A primeira: Quem vai operar esse trem ? Será o Deinfra, a Celesc, a SC Parcerias, uma PPP ? <BR/>Segunda: Existe uma pesquisa de origem e destino das pessoas para avaliar qual será a linha prioritária ? de onde surgiu a idéia de ligar Barreiros à UFSC ?<BR/>Terceira: Está a Celesc capacitada para suprir de energia um equipamento desse porte ? tem algum estudo das distorções harmônicas que um equipamento desse provoca na rede elétrica ? Foram dimensionados e avaliados os custos dos filtros necessários para eliminar esses harmônicos ?<BR/>Depois de respondidas essas, passaremos para outras dúvidas.<BR/><BR/>Com relação ao transporte marítimo, discordo do Arquiteto Biermann. <BR/>Só não tem transporte marítimo aqui, por que não tem viabilidade econômica. Para competir com o transporte terrestre, só se for fortemente subsidiado, isso quem afirma é o BNDES. <BR/>No exemplo da ligação Rio - Niterói é preciso lembrar que lá o transporte marítimo é a ligação mais curta entre os centro das duas cidades, enquanto aqui as pontes são a ligação mais curta entre o continente e a ilha. Para não me alongar mais pergunto: Se o transporte marítimo é tão maravilhoso, gostaria que alguém me explicasse qual a razão de não ter também transporte marítimo para Copacabana, para Ipanema ou para a Barra da Tijuca ? e nem para Icaraí, no outro lado ?<BR/>Das outras cidades citadas não tenho conhecimento para discutir.<BR/>Aliás, é bom lembrar que esse mesmo Luiz que agora está prometendo o metrô, já prometeu o transporte marítimo para Florianópolis e Joinville, que seria feito com "overcraft" que ele tinha comprado na Rússia, lembram ?<BR/>Depois ele prometeu que uma embarcação argentina iria iniciar a linha experimental ! Já esqueceram ?Anonymousnoreply@blogger.com